30/07/2009

Cesumar decide continuar com as aulas
[ VÍDEO - conheça melhor a nova gripe ]
[ O Espirro

A Reitoria do Cesumar decidiu manter as aulas dos seus cursos após participar agora à tarde da reunião do Sinepe (Sindicato das Escolas Particulares do Noroeste do Paraná) convocada para discutir a questão da gripe A e decidir se as escolas particulares iriam ou não suspender as aulas, assim como fizeram as escolas da Rede Estadual de Ensino no Paraná.

A decisão do Sindicato foi pela manutenção das aulas, mas cada instituição ficou livre para tomar a sua própria decisão.

O reitor do Cesumar, Wilson de Matos Silva, entende que a situação em Maringá não é grave, uma vez que só houve dois registros da gripe A até hoje, sem nenhuma morte, e o próprio secretário municipal de Saúde, Antônio Nardi, não vê necessidade de suspender as aulas.

Terça-feira (4) próxima haverá nova reunião do Sindicato para avaliar a situação.

-----------------------

SINEPE/NOPR não recomenda a suspensão das aulas nos estabelecimentos particulares de ensino.

O Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Noroeste do Estado do Paraná – SINEPE/NOPR – realizou no dia 30 de julho, Assembléia Extra­ordinária, com participação maciça de associados, e a presença de autoridades municipais e estaduais da saúde, e a Secretária Municipal de Educação, Márcia Socreppa, na qual,

· Considerando a posição das autoridades de saúde que, com atitude sere na, demonstram através de dados, que a situação da gripe está sob controle;

· Considerando que um dos fatores mais eficazes de controle da doença é a informação de boa qualidade;

· Considerando que também é responsabilidade das escolas a orientação de alunos e famílias em relação às boas práticas de higiene que contribuem para dificultar a propagação do vírus;

· Considerando que o número de casos em Maringá é baixo, conforme in­formação das competentes autoridades de saúde.

DELIBEROU POR UNANIMIDADE,

· não recomendar a suspensão das aulas nas escolas associadas;

· recomendar que as escolas que mantiverem as aulas, continuem e inten sifiquem as ações responsáveis de informação em relação aos cuidados de higienização pessoal e do ambiente;

· o sindicato e as escolas associadas continuarão avaliando a situação  e determinaram nova reunião para a próxima terça-feira, dia 04 de agosto de 2009 às 17h, com a presença de profissionais de saúde para nova a valiação do quadro.

Atenciosamente.

Prof. José Carlos Barbieri,